Marcas com águias de duas cabeças
As aves de rapina são comuns em marcas, e até nações como os EUA usam uma espécie como símbolo (a águia-careca Haliaeetus leucocephalus). Mas a mesma águia que simboliza o país de Joe Biden estampa também a bebida mais famosa de Vladmir Putin: a vodka Smirnoff. Nessa conhecida vodka, o rótulo é uma águia bicéfala, ou seja, de duas cabeças. Na natureza são raros os casos de bicefalia (duas cabeças em um corpo) em aves. E nas águias são desconhecidos. Provavelmente se isso acontecer, a águia matará (e até comerá) o filhote de duas cabeças. Há vários casos de águias que selecionam seus filhotes.
Por que uma águia de duas cabeças na vodka?
A imagem da águia de duas cabeças está associada a diversos impérios na história, entre eles o Império Russo. Mas como foi parar em uma vodka? No final do século XIX, a fábrica fornecia vodka para a corte russa, ganhando um status de "bebida dos czares e nobres". A corte então permitiu que a vodka recebesse o brasão de armas russo no rótulo, que tem a águia bicéfala imperial.
Outra águia estampa a logomarca da Emporio Armani. Essa águia olha para a direita com as asas abertas. É uma das características que mais chama a atenção nas águias. O recorde de maior envergadura é de uma águia australiana Aquila audax, que tinha 2,84m! Imagine que um carro popular tem cerca de 3,70m de comprimento. Essa águia quase poderia abraçar um carro popular da mala ao capô!
"A águia australiana Aquila audax tem 2,84m de envergadura e pode levantar um carro!"
A outra característica marcante nas águias são as garras poderosas. O segredo está na anatomia delas, tanto que deram o nome do estilo "Garra de Águia" de kung-fu chinês. Esse estilo se chama assim pelos golpes rápidos com torções, agarramentos, imobilizações, ataques em pontos de pressão. Justamente como funcionam as garras de uma águia sobre a presa. Elas são tão fortes que já foram encontrados cervos pequenos, com cerca de 15Kg, no ninho de águias harpias (Harpia harpyja)!
Uma águia não precisa fazer uma grande força de contração para sustentar uma presa pesada nas garras durante um vôo. Então qual o segredo das garras das águias? Os sulcos nos tendões que ligam os músculos entre as garras os ossos. Os tendões das garras fazem um efeito de catraca quando puxam o músculo e fazem as garras se fecharem. Ou seja, quando uma águia agarra uma presa, as garras travam durante o vôo. Há casos de águias que travaram os tendões com tanta força para levantarem uma presa pesada que não conseguiram destravar. Às vezes isso leva a águia à queda no vôo e morte.
"Feche sua mão com a maior força possível... a águia harpia tem 10 vezes mais força nas garras!"
A força da garra de uma águia harpia, por exemplo, chega a ser 10 vezes mais forte do que a força das mãos humanas. Se um humano pode estrangular outro facilmente, imagine as garras de uma águia. Aliás, o que caracteriza o grupo das aves de rapina é justamente que elas utilizam as garras e/ou o bico para caçarem. A visão é outra vantagem. Aliás, as marcas que usaram águias em seus logos tiveram uma ótima visão de marketing.
Uma águia-de-asa-redonda pode ver um rato a 5Km de altura! Nosso limite para ler palavras com letras de 0,5cm é de até cerca de 20m. Imagine conseguir enxergar uma caneta perdida em um gramado a 5Km de altura! Pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA) estudam se os olhos das águias funcionam como uma lente telescópica que pode dar zoom, como fazem as câmeras. Até um rastro de urina de presa pode ser visto, porque águias conseguem enxergar em ultra-violeta.
Todas as cerca de 60 espécies de águias vivas são diurnas. A única ave de rapina noturna é a coruja, que curiosamente estampa a logomarca de um site de viagens, o Trip Advisor.
A coruja tem um adicional de visão noturna, e consegue enxergar uma presa como um rato a 80m dela em uma noite com pouca luz! E a capacidade da coruja de virar a cabeça em 270 graus ainda aumenta as chances de achar uma presa. Mas é uma lenda que só as corujas conseguem fazer esse movimento da cabeça, parecendo um contorcionismo. Qualquer ave tem um movimento amplo da cabeça. Mas os das corujas ficam mais evidente porque seus olhos são frontais.
"A coruja vira a cabeça em 270 graus e pode expulsar crânios inteiros das presas em suas fezes! "
Hoje, como um impacto da urbanização, nós vemos mais corujas durante o dia, como a coruja-buraqueira (Athene cunicularia), em geral protegendo filhotes. Mas o momento da caça é à noite, quando as presas que ela espera chegam. Elas controlam várias pragas noturnas. Às vezes uma presa como um rato é comida e os ossos não são bem digeridos. A coruja pode expulsar crânios até quase inteiros de suas presas nas fezes. Talvez daí venha a inspiração para as histórias de terror.