PMDBARATAS, um partido da família.
- Prof. Ney Mello
- 25 de nov. de 2017
- 4 min de leitura

O PMDB – Partido do Movimento Democrático das Baratas – pede seu voto para a causa da família tradicional mundial. Nossa família Blattoidea divide o mesmo ancestral comum [1] com os cupins, mas tem valores que nos separam! Baratas andam juntas em um ambiente familiar há 350 milhões de anos. Somos o partido com um dos maiores números de filiados: mais de 4500 espécies [2]. Ensinamos valores para nossas pequenas larvas desde cedo, mas como todo núcleo familiar problemas aparecem.
"Pelos valores da família tradicional mundial"
Em mais de 5 mil espécies filiadas ao Partido, apenas 30 causam doenças [3]. Mas não é culpa delas. Há séculos nos defendemos de acusações infundadas do PHS (Partido do Homo sapiens), que nos denunciam como nojentas, perigosas e sujas. Uma pesquisa recente do Instituto Data-Bicho-Folha mostrou os números: cerca de 0,6% das nossas espécies carregam parasitas. Porém mais da metade de nossos habitats florestais tem sido devastada nos últimos séculos. Nossas famílias perderam casas, tocas e larvas inocentes. Vivíamos em florestas e fomos obrigadas a conviver nas cidades. Somos adaptadas a comer celulose e matéria orgânica. Deixamos o ambiente limpo para outros animais, jamais jogamos lixo no chão. Já os colegas do PHS... Nossos membros são vítimas de assédio moral quando perguntados "mas para que serve uma barata?". Nós colaboramos todos os dias na reciclagem da matéria orgânica do solo, e com o ciclo do nitrogênio que serve às plantas. Somos fundamentais para a existência das florestas4!
Bullying: "Apenas 0,6% das baratas carregam parasitas de doenças".

Gostaria de falar com você, eleitor, sobre nossa chapa representada pela barata-dominó (Therea petveriana) [5] e a barata-azul (Panchlora) [6]. Nós acreditamos na diversidade, e com certeza você só conhecia a barata-cascuda (Periplaneta americana) e a barata-francesinha (Blattella germanica). Outras espécies nos chamam de polêmicas. Mas isso é uma questão de perspectiva. As baratas foram oprimidas pelo Homo sapiens por séculos. Nossa família sofreu com mortes por envenenamento, explosão e agressões físicas com objetos de borracha amarrados por duas tiras, que os humanos tiravam de seus pés e usavam como armas letais. Pela defesa da família, somos a favor da pena de morte por todos os nossos entes mortos pelos humanos. Afinal, pelos valores da família Blattodea, a pena de morte é justificada.

"Não somos aracnofóbicas. Até temos amigos aranhas. Mas a mídia está aracnizando nossas larvas, confundindo inseto com aranha! Inseto nasce inseto, aranha nasce aranha!".
Muitos chamam as aranhas de insetos. Mas elas têm oito patas, não têm antenas, e fazem teias que insistem em chamar de arte! Não somos aracnofóbicas, mas temos valores! Elas jamais serão insetos, são aracnídeos! Nós insetos temos seis patas e antenas, e não fazemos seda. Porque fazer seda fofinha é coisa de aranha! Usam para enganar os insetos de bem que passam despercebidos. E os devoram! Somos contra estes valores! E elas nem têm uma família correta. Vejam vocês... a fêmea tem relações com um macho (muitas vezes menor que ela), põe centenas de ovos (sabe-se lá se são do mesmo macho!) e os cria sozinha! A senhora viúva-negra Latrodectus mactans mata o macho depois da relação sexual, e pode até devorá-lo. Nós do PMDBarata lutamos contra este tipo de desvalorização da família animal. Acreditamos que nascer aranha é uma questão de vergonha na cara, e estas aranhas precisam ser corrigidas. Isto não pode ser natural. Nossa plataforma prevê programas onde tiraremos duas patas em excesso das aranhas e colocaremos na cabeça como se fossem antenas. E os machos serão obrigados a criar sua prole. E, claro, essa história de fazer seda tem que acabar. Isso não é arte.
Viva a diversidade! Therea olegrandjeani, Barata-azul (Panchlora), Ellipsidium, Pseudomops septentrionalis, Lucihormetica grossei, barata-centurião Lucihormetica grossei e a barata-porcelana Gyna lurida. Quem disse que barata é tudo igual??
[Esq. para dir., de cima para baixo].
Sobreviver a uma bomba atômica, sim. TEMER JAMAIS! Vote na barata: o candidato da família.
Quando os primeiros anfíbios evoluíram, nós baratas estávamos neste mundo. Sobrevivemos a estes predadores há 350 milhões de anos. Vimos a ascensão e a queda de alguns impérios, como o dos grandes dinossauros. E sobrevivemos! Vimos um meteoro de 15Km cair na Terra há 66 milhões de anos [7]. E sobrevivemos. Os humanos jogaram bombas nucleares no planeta. E sobrevivemos. Mas à chinelada... somos vulneráveis. Depois de aprender com a ditadura dos grandes lagartos, vimos que esta pode ser uma forma interessante de governo. Nosso candidato ao Senado, a barata Periplaneta japonica, viveu no oriente e conhece os segredos de uma ditadura popular [8,9]. Queremos governar para a maioria – no caso, nós mesmas. A paz reinará, pois serão proibidas disputas partidárias. Só existirá um partido: o nosso. Somos bilhões, em todos os lugares [10]. E nem adiantarão ameaças nucleares, pois nós sobrevivemos à radiação. Mas não se engane... nós somos apenas cinco vezes mais resistentes à radiação do que os humanos poderiam suportar [11].
Se eleito, nosso presidente barata-dominó governará para a maioria, para a família Blattodea, pelos valores e costumes dos insetos. Pelas espécies oprimidas que vivem nos esgotos. O jogo de palavras "dominó" e "dominar" é mera coincidência. Uma acusação falsa dos besouros Anthia sexgulata, que têm o dorso preto com bolinhas brancas como nós. É inveja deles, que nos acusam de plágio. Deles não tememos. Temeremos apenas as reformas trabalhistas que as formigas pretendem implementar. Porque somos o partido mais popular. E queremos o seu voto para governar o mundo.

1 https://guides.library.harvard.edu/c.php?g=310507&p=2072128 2 https://www.smithsonianmag.com/smart-news/how-many-species-of-cockroaches-plague-humanity-180948133 3 https://www.smithsonianmag.com/smart-news/how-many-species-of-cockroaches-plague-humanity-180948133/ 4 https://www.livescience.com/33995-cockroaches.html 5 https://en.wikipedia.org/wiki/Therea_petiveriana 6 http://www.roachforum.com/index.php?/topic/6343-blue-xestoblatta-not-really-xestoblatta/
7 https://www.smithsonianmag.com/science-nature/what-happened-seconds-hours-weeks-after-dino-killing-asteroid-hit-earth-180960032/ 8 http://veja.abril.com.br/blog/duvidas-universais/por-que-ditaduras-gostam-de-ter-democratica-no-nome-oficial/ 9 https://www.conjur.com.br/2010-nov-21/constituicao-chinesa-protege-liberdade-expressao-imprensa 10 http://mentalfloss.com/article/52511/why-do-chinese-farm-cockroaches
11 http://www.bbc.com/earth/story/20160926-cockroaches-are-not-radiation-proof-and-most-are-not-pests
Imagens da galeria de http://www.roachcrossing.com
Posts recentes
Ver tudoHá 580ma um ancestral animal se diferenciava para originar a linhagem dos corais. Se existisse algum animal rei dos oceanos, certamente...