top of page

Vote em um animal para Presidente!

  • Prof. Ney Mello
  • 13 de nov. de 2017
  • 4 min de leitura

A Rádio Animal estreia a série "Política Animal". Uma sátira política com o mundo real dos

animais. No mundo pós-apocalíptico de 2118, sem humanos, como a política teria seu lugar entre

os animais?


"A política nada tem a ver com a moral" (Maquiavel);


"As leis são como as salsichas: é melhor

não saber como elas são feitas" (Otto Bismarck);


"Um leão não pede permissão a uma zebra para comê-la. Leões não falam, e zebras não ouvirão" (Frank Underwood).


Estas frases famosas mostram como funciona a política, que é a ciência de guiar e influenciar para governar. O Homo sapiens criou a política e a especializou para governar as primeiras cidades. Mas a gente sabe que tudo que os humanos fazem é, em algum momento, cópia de padrões e processos que já existem na natureza. A vida animal tem se infiltrado na vida política da humanidade há séculos. A natureza deu a oportunidade para o Homo sapiens criar sistemas que permitissem às suas populações se governarem e sobreviverem. Monarquias absolutistas, parlamentaristas ou constitucionais, democracias, ditaduras, repúblicas e até chefias aborígenes. Porém, imagine se esta chance acabasse com mais um meteoro caindo na Terra como aconteceu há 66 milhões de anos no México. E se outros animais tivessem esta chance de recriar os sistemas de governo? Eles já existem na natureza, de formas adaptadas. Eis alguns fatos que mostram como os animais têm ardilosamente se infiltrado na política humana para o total domínio da Terra – e extinção da humanidade.


"A vida animal tem se infiltrado na política da humanidade há séculos!".

Na cidade rural de Sunol (Califórnia, EUA), um cão mistura de labrador-rotweiller foi eleito prefeito em 1981[1,2]. Ele se chamava Bosco Ramos, e os chineses usaram essa história no jornal chinês Diário do Povo para dizer que "é por estas situações que as eleições não funcionam". Conveniente para justificar o governo chinês de um só partido.

Em 2012, o gato Stubbs foi além. Eleito prefeito da pequena cidade de Talkeetna (Alasca, EUA) [3], o Felis catus domesticus lançou sua candidatura ao Senado dos EUA em 2017 [4]. Foi por aclamação popular, mas a inscrição de Stubbs nas cédulas eleitorais não foi adiante. O gato representou o protesto da cidade contra os candidatos possíveis. Aliás, colocar animais na linha de tiro da política já foi feito várias vezes.

Alguns não concorreram oficialmente nas cédulas, mas foram votados por aclamação. O chimpanzé "Macaco Tião" (Pan troglodytes) ficou em 3º lugar para prefeito do Rio de Janeiro. O Jornal "Planeta Diário" e o satírico semanal "Casseta & Planeta" lançaram a candidatura "fake" do primata. Em 2014, um partido político (PHS) lançou o nome "Macaco Tião" como codinome de 12 candidatos humanos reais a deputados federais [5]. A esperança foi que o voto de protesto viralizasse novamente entre as pessoas, só que dessa vez elegendo oficialmente os candidatos. Claro que a ideia falhou.


"Você votaria em um gato ou em um cão?".

A criatividade para inventar e inovar evoluiu muito rápido entre os hominídeos, o que é comprovado pela invenção da comédia, inclusive a sátira política. Há 8 milhões de anos, quando os primeiros hominídeos evoluíram de primatas ancestrais [6,7], nem o animal mais inteligente pensaria que, entre tantas espécies humanas, só o H. sapiens desenvolveria formas complexas de governar. E talvez isso tenha garantido a sua sobrevivência a e extinção das outras espécies de humanos: a arte de governar. Isso exige evoluir o cérebro, e aprender a usar estratégias políticas no lugar de força física. O Homo sapiens é o único animal que descobriu como produzir fogo e usá-lo para cozinhar alimentos. Hoje sabemos que comer carne cozida levou à aceleração do desenvolvimento do cérebro e da inteligência. Além disso, comer em volta de uma fogueira é uma boa política para estreitar os laços entre os grupos. A ideia do churrasco de domingo já tem cerca de 1 milhão de anos [8].


Outros animais também governam. A política aumenta a necessidade de poder. Vários animais buscam poder; A política pode ser corrompida em mentiras... Muitos animais se corrompem, mentem, manipulam, trocam favores, assediam, ameaçam, geram polêmicas. Mas toda política é premeditada? Bem, isso já é uma questão de perspectiva... no mundo animal gambás e lagartixas se fingem de mortos, formigas enganam outras formigas, joaninhas assediam sexualmente seus pares, baleias praticam discursos com palavras criadas, macacos bonobos trocam favores entre si para governar, abelhas lutam pelo poder monárquico da colméia... Animais governam em seus próprios termos políticos. Os animais têm intrigas, corrupção, violência, autoritarismo, populismo, heroísmo.


"Sabia que os animais não-humanos podem ser corruptos?".


Lembra daquele meteoro de 15Km que caiu no México há 66 milhões de anos? Àquele que - erradamente – alguns atribuem a extinção dos dinossauros? A partir de hoje entraremos em um mundo de ficção. Vamos imaginar por algumas semanas que um outro meteoro caiu na Terra, mas em 2018, extinguindo toda a espécie humana. Os animais que sobreviveram estão reconstruindo os sistemas políticos em novas versões. A posição de espécie governante do mundo está vaga e precisa ser preenchida. E os próximos candidatos serão espécies animais.

Na próxima semana, as baratas reivindicarão o governo do planeta Terra. O PMDB (Partido da Mobilização Democrática das Blattodeas) lança o candidato Barata-dominó Therea petveriana. Qual seria a plataforma política das baratas para conquistar o seu voto? Qual animal vai dominar o mundo em 2118?

1 Joe Rhatigan, Bizarre Politics: The Audacity, Stupidity, Incompetence, and General Idiocy of our Leaders . . . Unfortunately!. 2012. Charlesbridge Publishing

2 https://www.nbcbayarea.com/news/weird/The-Bosco-Ramos-Story-to-be-Immortalized.html 3 http://edition.cnn.com/2012/07/17/us/alaska-cat-mayor/index.html 4 http://www.businessinsider.com/a-cat-mayor-just-announced-his-campaign-for-senate-in-alaska-2014-11 5 http://phs.org.br/macaco-tiao-e-candidato-a-deputado-federal-pelo-phs/ 6 https://www.sciencenews.org/article/european-fossils-may-belong-earliest-known-hominid 7 http://humanorigins.si.edu/evidence/human-family-tree

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
A origem dos velhos corais

Há 580ma um ancestral animal se diferenciava para originar a linhagem dos corais. Se existisse algum animal rei dos oceanos, certamente...

 
 
 
Posts Recentes
Arquivo

© 2023 por Ney Mello. Orgulhosamente criado com Wix.com.

bottom of page