top of page

Animais ressurgem do congelamento



A Terra há 735 milhões de anos era uma bola de gelo.

A Terra já foi uma grande bola de gelo há 715 milhões de anos. As evidências paleoclimáticas já mostraram que a vida lutou para existir em um planeta congelado por 120 milhões de anos. Os fósseis mais antigos da vida animal são deste período. Hoje, a linha do Equador tem as temperaturas mais quentes. Pense nas praias caribenhas, por exemplo. Quando os animais surgiram, as temperaturas médias eram de -20ºC entre os trópicos. Mas como a vida animal conseguiu superar os desertos de gelo que ocupavam a Terra?


Explosão Cambriana: os primeiros animais.

A vida animal tinha tudo para dar errado. Tinha que vencer mais do que os efeitos do frio no corpo. Um planeta congelado tem pouca água líquida, pouco alimento, ventos fortes. Todas as adversidades deixadas nos testemunhos paleoclimáticos levavam a crer que a vida não existiria. Mas ela surgiu e ressurgiu várias vezes. A cada período de glaciação e derretimento de geleiras, a vida reapareceu. As adversidades mexem com a zona de conforto, provocam inovações. E o congelamento, que era um adversário, acabou sendo um catalizador da vida animal.

O gelo permitiu que algas microscópicas se proliferassem rápido, e elas colocaram muito oxigênio na atmosfera, o que foi ótimo para os animais ressurgirem. Depois de 120 milhões de anos, quando as temperaturas voltaram a subir, o derretimento das águas levou nutrientes, acumulados para os oceanos que descongelavam. As algas acumularam estes nutrientes dentro do gelo por 120 milhões de anos. Um banco de alimentos que reiniciou a cadeia alimentar.

Temperaturas voltam a subir na Terra há 615 milhões de anos. Fim de uma das Eras do Gelo.

A natureza ensina, com isso, estratégias que podemos usar em nosso cotidiano. Toda adversidade é potencialmente uma oportunidade de se reinventar, de inovar, e descobrir novos caminhos. Claro que às vezes o período de adversidades pode ser longo (nem tanto para milhões de anos!). É quando precisamos fazer nossos "bancos": de novos conhecimentos, de reservas financeiras, de saúde, de planos, etc. Ou seja, se a adversidade está durando muito, precisamos acumular algo que nos ajudará a retomar a vida quando tudo passar. Mas note o que a natureza ensina: estes ciclos vão e voltam naturalmente. A Terra já foi uma bola de fogo em sua origem, e já passou por bola de gelo. Nós só aceleramos esses processos. Na vida, fazemos o mesmo: o estresse acelera as adversidades e pode retardar nosso sucesso. Aprendamos com a natureza. A maior parte dos problemas se resolve sozinha. Novas eras do gelo voltarão. Precisamos saber usar os cenários em nosso favor.



Imagens: Terra - http://www.gambassa.com/gambassafiles/images/images/1996/snowball_earth_v1.jpg

Explosão Cambriana - http://www.nature.com/polopoly_fs/7.34097.1455557253!/image/HIRES_NaturalHistoryMuseum_PictureLibrary_CMYK.jpg_gen/derivatives/landscape_630/HIRES_NaturalHistoryMuseum_PictureLibrary_CMYK.jpg

Fim de uma Era do Gelo - https://i.ytimg.com/vi/XBGEessJuMo/maxresdefault.jpg

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page