Animais que renascem do fogo!
Incêndios florestais podem ser criminosos ou naturais. Ondas de calor em uma vegetação seca ou até raios podem causar fagulhas que iniciam o fogo. Mas a vida sempre dá um jeito de ressurgir. O fogo que afugenta e mata alguns, permite a sobrevivência de outros. Guaxinins e aves de rapina são oportunistas que caçam animais fugindo de incêndios. Espécies de sapos, rãs e pererecas se enterram no solo úmido, onde as chamas não alcançam, até o fogo passar. As galerias subterrâneas viram um abrigo temporário salvador. Os animais grandes, como alces e aves, procuram áreas alagadas em rios e lagos, e esperam. Pacientemente. Sabem que nenhum fogo dura para sempre. Cada um com a sua tática!
É comum olhamos para uma floresta incendiada e pensar: acabou! O fogo trouxe a morte. Será? Como nos campos sociais e até na Economia, precisamos avaliar o novo cenário. O que parece a destruição é uma oportunidade fantástica para o recomeço, para a inovação, para a evolução! O fogo deixa o tronco de grandes árvores mais frágil, por exemplo, reduzindo sua dureza. Isso expõe os insetos como besouros às investidas de aves. Antes, insetos estavam em sua zona de conforto fortificado. Agora precisam se readaptar. Aqueles que antes estavam inacessíveis e intocáveis aos pica-paus, agora podem ser devorados com facilidade. Como na política e na economia, nenhum império dura para sempre!
A natureza ensina que as piores adversidades - como os incêndios - transformam. Uma floresta de 40 anos já está estabelecida. Suas hierarquias animais, seus nichos, seus hábitos, seus recursos... o que parece um paraíso onde ser um grande marasmo. O fogo "reseta", reinicia tudo. Traz o frescor de novas oportunidades, de "caras novas", de uma nova hierarquia, de inovações.
Aliás, muitas sementes dependem do fogo para se espalharem! O calor faz com que elas sejam liberadas no solo. E muitas delas se tornarão, depois do incêndio, novas árvores para que aves construam seus ninhos ou se alimentem. Existem plantas que só crescem anos depois de um incêndio! O fogo traz novas oportunidades. O segredo de se manter vivo - inclusive na nossa Economia - é se adaptar, ser resiliente! E estar preparado para quando o próximo cavalo passar selado. Lamentar, jamais! A natureza ensina.